Ultimas Notícias
Romaria de Trindade reúne cerca de 400 carreiros
28/06/2018
     O governador José Eliton acompanhou a saída dos carreiros com os seus tradicionais carros de boi, em romaria, do Carreiródromo à Praça da Matriz de Trindade, na manhã desta quinta-feira (28/06), onde receberam as bênçãos do Divino Pai Eterno. A tradição, quase bicentenária, faz parte da programação oficial anual da Festa do Divino Pai Eterno na cidade. Compareceram, ainda, o ex-governador Marconi Perillo, parlamentares, prefeitos e líderes religiosos.

     Em entrevista, o governador rememorou que o Governo de Goiás ajuda a preservar \"nossa memória histórica através dessa festa na qual os carreiros passam relembrando um passado estóico que foi fundamental para o desenvolvimento do Estado, que faz a guarda da nossa memória\". Ele reafirmou o compromisso \"de manter o apoio à fé e à religiosidade goiana”, ajudando nos festejos.

      José Eliton se misturou aos romeiros e às famílias que percorreram longas distâncias para estarem mais uma vez na capital da fé do Centro-Oeste brasileiro. São procissões de agradecimento pelos milagres recebidos, pedidos que clamam pela mão poderosa de Deus e o compartilhar do amor, a comunhão e a fé na Divina Trindade.

      A romaria

      A romaria reúne entre 350 a 400 carreiros que deixam suas cidades, como Damolândia, Vianópolis, Caldazinha e outras, com suas famílias e viajam em comitivas por semanas inteiras até chegarem a Trindade, onde recebem as bênçãos durante as celebrações.

      A Romaria dos Carros de Boi de Trindade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2016, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A primeira romaria de carreiros rumo a Trindade, segundo dados do Iphan, aconteceu há 178 anos.

      A certificação se deve pela relevância da romaria como referência cultural e representatividade da vida rural brasileira. À época, a presidente do instituto, Katia Bogéa, afirmou que a romaria traz “essa porção da identidade do homem do campo, do trabalho rural e da fé Cristã, aliados a toda essa tradição”.

      Festa do Divino

       Com o tema “Pai Eterno, Somos Teus Filhos”, a festa do Divino Pai Eterno começou na sexta-feira (22). Durante os nove dias de festa são esperados três milhões de pessoas, o que equivale a mais de 10 vezes a população da cidade.

      Neste ano serão celebradas 121 missas, 45 novenas, e realizadas 27 orações do terço e 11 procissões, além das vigílias, batizados e outras celebrações religiosas.

        FONTE: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 2 + 7Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Prêmio de R$ 56 milhões da Mega Sena em Ipameri dia 18

Secretária de Educação pede demissão e Denise França assume o cargo

Curso uma aula prática de plantio de mudas em torno de uma nascente em Orizona

BR-050 tem mais 31 quilômetros de pista dupla

Vaga aberta para assessor na Promotoria de Goiandira

MP e entidades desenvolvem projeto para inclusão de presos ao mercado de trabalho em Corumbaíba

Orizona: recurso do MP garante a criança adotada o nome da mãe biológica falecida em seu registro

XV Seminário “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo” em Pires do Rio

Jornal
do Sudeste
MENU