Ultimas Notícias
PARTIDO DOS TRABALHADORES
03/07/2018
     O PT surgiu no horizonte político em 1980 como uma estrela iluminada pela feliz conjugação da esquerda democrática com o sindicalismo de resultados. Carismático, bom negociador e anticomunista, Lula completava o quadro de esperança do país, que se preparava para enterrar o regime militar, abrindo espaço para um quadro político dinâmico e consensual, totalmente diferente daquele polarizado entre esquerda e direita tradicionais, tão corruptas quanto dogmáticas.

      O PT era um partido de idéias alinhadas com o que havia de mais universal, contemporâneo e inovador na esquerda mundial. A experiência de poder, em especial de poder federal, acabou com o que sobrara daqueles tempos heróicos.

      O PT, como tantas outras forças revolucionárias da história, sucumbiu à maldição de Saturno, o dito clássico segundo o qual as revoluções devoram os próprios filhos. O PT devorou com volúpia seus ideais originais, deu lugar ao nefasto e ao ilícito.

      O partido chegou aos 38 anos de fundação encolhido e arqueado sob o peso das ideologias retrógadas contra as quais se insurgia. Chegou com a imagem, justa ou não, de a mais corrupta organização partidária brasileira. Triste histórico para quem chegou ao Palácio do Planalto para consertar tudo que está aí e, em 13 anos de poder, o que fez mesmo foi aderir às piores práticas da política e aprimorá-las, as quais levaram seu líder máximo ao cárcere. Texto de William Kalil Kalil


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 5 + 8Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Jornal
do Sudeste
MENU