Ultimas Notícias
Evento em Brasília debate mobilidade sobre trilhos e reúne Presidenciáveis
29/07/2018
      No dia 18 de julho, Brasília sediou o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, evento com o objetivo de debater e apresentar propostas para o transporte sobre trilhos, sistemas que transportam diariamente 10 milhões de passageiros e empregam mais de 40 mil pessoas em todo o País. O Fórum, que contou com cerca de 450 participantes, reuniu especialistas, presidentes de operadoras, formadores de opinião, representantes de entidades e os presidenciáveis Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Levy Fidelix, além de Marina Silva, por meio da exibição de um vídeo.

      O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, foi realizado, em Brasília, no último dia 18 de julho, e além de debater o panorama atual do transporte de passageiros sobre Trilhos no país, que transportam diariamente 10 milhões de passageiros e empregam mais de 40 mil pessoas, apresentou propostas e ações para a ampliação dos sistemas. O Fórum, que contou com cerca de 450 participantes, reuniu especialistas, presidentes de operadoras, formadores de opinião, representantes de entidades nacionais e internacionais e os Presidenciáveis: Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles e Levy Fidelix, além de Marina Silva, por meio da exibição de um vídeo durante o evento. O painel destinado aos governadores estaduais contou com as participações do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa; do Secretário de Estado do Governo de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, representando o Governador de São Paulo; e do Secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira.

      A ANPTrilhos convidou todos os pré-candidatos com confirmação de pré-candidatura que tiveram percentual de voto de até 1% na pesquisa Ibope, do dia 28 de junho de 2018, para participar do Fórum de Mobilidade. Os pré-candidatos que participaram do evento fizeram os seus pronunciamentos e, em seguida, responderam às perguntas elaboradas por representantes do setor metroferroviário.

       Durante o evento, a ANPTrilhos lançou o documento de propostas aos candidatos à Presidência da República, que tem foco na ampliação e modernização deste segmento fundamental para a mobilidade da população brasileira. O documento é direcionado aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais e tem como objetivo apresentar as propostas do setor metroferroviário, que transporta 10 milhões de pessoas por dia em todo o País.

      O documento \"Eleições 2018 - Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional\" é composto por quatro propostas aos candidatos, apresentando o cenário e as soluções a serem adotadas:

      1. Aumentar a eficiência da rede de transporte público e reduzir o custeio governamental;

      2. Promover o financiamento sustentável do transporte público;

      3. Priorizar investimentos públicos em sistemas estruturantes de transporte de alta capacidade; e 4. Incentivar o transporte sustentável e limpo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

      \"O Brasil tem 1.064 km de rede de transporte de passageiros sobre trilhos e um banco de projetos de mais de 540 km de linhas aguardando contratação. Estamos em período eleitoral e é o momento para promover o debate sobre a mobilidade de nossas cidades e as necessidades de atendimento à população, no que diz respeito aos seus deslocamentos. O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos foi uma oportunidade ímpar para apresentamos as propostas do setor metroferroviário aos futuros governantes e, assim, garantirmos a inserção da mobilidade adequada nos programas de Estado\", explica Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos.

      Segundo o Presidente da ANPTrilhos, para ampliar a participação dos sistemas sobre trilhos no país será necessário aumentar a oferta, implantar a integração física e tarifária com os demais modos de transporte e adotar políticas públicas com foco na melhoria da qualidade do transporte público, o que inclui a implementação de novas fontes de financiamento. \"Nós defendemos uma rede ampla e integrada entre os diferentes modais, o que efetivamente resultará na ampliação da mobilidade nas médias e grandes cidades brasileiras no curto prazo. O documento Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional, que entregamos aos presidenciáveis e governos estaduais, apresenta as medidas relacionadas à mobilidade urbana que o país precisa adotar com urgência para diminuir o déficit\", comenta o executivo.

      O documento \"Eleições 2018 - Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional\", que pode ser acessado por meio do link: bit.ly/2JZlYhD, também apresenta estudos como, por exemplo, a pesquisa sobre mobilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde foram ouvidas 2.786 pessoas e que indicou as preferências dos brasileiros sobre o transporte urbano, destacando as características: rapidez, disponibilidade e menor custo. Ainda de acordo com cálculos do IPEA, tendo por base os dados de 2001, os custos dos acidentes de trânsito, com vítimas nas aglomerações urbanas, representaram 69% dos custos produzidos pelos acidentes.

      Contempla ainda estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que mostra que a demanda para o transporte metroferroviário cresceu 37,4% em 5 anos. De acordo com dados da entidade, o desenvolvimento do transporte urbano nas grandes e médias cidades necessita de mais 850 km de malha de metrôs e trens de passageiros, representando um total de 80% a mais do que a atual malha brasileira, que é de 1.062 km de extensão.

      Resumo Fórum de Mobilidade ANPTrilhos

      A Programação do Fórum contemplou as palestras: O Futuro da Mobilidade, com o jornalista André Trigueiro; Déficit de Mobilidade sobre trilhos e soluções para acelerar os investimentos, com BNDES, Banco Mundial e CNT; Estruturação da mobilidade urbana e soluções para a sua integração e desenvolvimento, com UITP e Alamys; Bases para o desenvolvimento da mobilidade, com o Governador do Estado da Bahia, representante do Governo de São Paulo e o Grupo CCR.

      Entre os palestrantes participantes do Fórum, destacam-se: Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos; André Trigueiro, Jornalista e Especialista em Gestão Ambiental; Bruno Batista, Diretor Executivo da CNT; Luis Valença, Presidente da CCR Metrô Bahia; Marcelo Rangel, Vice-Presidente de Ferrovias da FNP e Prefeito de Ponta Grossa (PR); Ricardo Castanheira, Vice-Presidente de Relações Institucionais do grupo CCR; Arian Bechara, Chefe do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística do BNDES; Jorge Rebelo, do Banco Mundial; Andrew Bata, Presidente da Divisão da América do Norte da UITP; Roland Zamora, Secretário Geral da ALAMYS; João Gouveia, Diretor Executivo da ANPTrilhos e Diretor de Operações da SuperVia; Harald Zwetkoff, Diretor Institucional da ANPTrilhos e Presidente da ViaQuatro; José Eduardo Copello, Diretor de Desenvolvimento da ANPTrilhos e Diretor Presidente da CTB; Washington Fajardo, Arquiteto, Urbanista e colunista do jornal O Globo; e Roberta Marchesi, Superintendente da ANPTrilhos.

      Mais Informações Fórum de Mobilidade ANPTrilhos: www.forummobilidade.com.br

      Imagens sobre o evento podem ser acessadas por meio do link: www.flickr.com/photos/141920572@N08

      Sobre a ANPTrilhos

      A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.

      A ANPTrilhos foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte brasileiro de passageiros sobre trilhos. Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a Associação busca trabalhar soluções e tecnologias que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e as necessidades das diversas cidades brasileiras.

      Sobre a Sator

      Fundada em 2005, a empresa iniciou suas atividades como produtora de eventos, oferecendo, ainda, serviços voltados para a comercialização e comunicação dos eventos que organizava. Recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.

      A Sator conta com ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2010), a Feira Nacional de Aviação Civil (entre 2008 e 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015), o PPP Awards & conference (desde 2017) e o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (em 2018).

     


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 7 + 1Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Jornal
do Sudeste
MENU