Ultimas Notícias
COMO É DIFÍCIL SUPERAR A TENTAÇÃO DO TIRAR PROVEITO OU LEVAR VANTAGENS POR CAUSA DE CERTOS \"DIREITOS\"
09/10/2018
     Domingo, dia 07 de outubro, depois de ter presidido a Missa da Catedral, aqui em Lages, fui à zona e seção eleitoral para o exercício de cidadania do VOTO.

     A fila estava razoavelmente longa e entrei na mesma. Como em todo Brasil, a fila andava mais lento que corrida de tartaruga, por uma série de fatores, desde a quantia de votos a digitar, quanto a inexperiência de pessoas com urnas eletrônicas ou a maquininha da identificação biométrica que teimava em não reconhecer os dedões e não fazer a leitura.

     Começou me chamar a atenção o fato de algumas pessoas mais idosas, embora aparentemente SAUDÁVEIS e em ÓTIMAS CONDIÇÕES, chegarem e irem logo à frente de todos, na porta da sala da seção.

     Foi então que uma mocinha muito jovem e simpática veio ao meu encontro e de uma senhora que estava logo atrás de mim e mais dois (2) senhores e foi perguntando para mim e também para a senhora e senhores: \"O SENHOR JÁ TEM MAIS DE SESSENTA ANOS\"? Eu e os outros 3 falamos que sim e ela nos convidou a \"FURAR\" a fila e ir direto até a porta da seção para votar antes dos demais que já estavam aí esperando há mais de meia hora ou algo assim.

     A Senhora muito contente e os dois (2) senhores aceitaram o convite com um largo sorriso e foram. EU DISSE QUE AGRADECIA, MAS FICARIA NA FILA, EM RESPEITO A QUEM VEIO ANTES DE MIM. A mocinha replicou: MAS O SENHOR TEM \"DIREITO\" e eu lhe agradeci mais uma vez e disse que preferia ABRIR MÃO DO MEU DIREITO porque estava bem de saúde e condições físicas.

     AÍ VI O SORRISO NO ROSTO DE QUEM ESTAVA NO FRIOZINHO E CHUVISCO, EMBORA PROTEGIDOS PELO CORREDOR EXTERNO DO COLÉGIO.

     Iniciou-se então uma conversa espontânea e bonita entre nós que estávamos na fila. Embora a minha OPÇÃO de abrir MÃO DO MEU \"DIREITO\" tivesse sido sincera e vinda do meu coração por uma convicção pessoal e coerência de vida de nunca querer tirar proveito de minha idade ou condição de bispo, DEVO CONFESSAR QUE LÁ BEM NO FUNDO, QUANDO VI QUE AQUELA FILA NÃO ANDAVA E QUANDO SE PENSAVA AVANÇAR UM PASSO, VINHAM MAIS ELEITORES QUE USAVAM DE SEU DIREITO, NOVAMENTE PASSAVAM À FRENTE DE TODOS NÓS, ALGO ME DIZIA: MAS VOCÊ É BESTA DEMAIS. USE TAMBÉM SEU DIREITO.

     Dentro de mim travava-se uma luta e ainda vinha uma ótima desculpa de que já se aproximava das 11 horas e eu tinha programado fazer visita para almoçar em outro município, na casa de Irmãs Religiosas que ainda não tivera oportunidade de visitar.

     Com a graça de Deus e muito esforço, VENCI A TENTAÇÃO de não passar os demais que estavam na fila antes de mim. O pior era que por já ser conhecido como bispo, mais e mais pessoas que me reconheciam e algumas que também tinham estado na missa, voltavam a dizer, MAS O SENHOR PODE PASSAR LÁ PARA FRENTE. Diversos que estavam na fila a minha frente também diziam: PODE PASSAR QUE A GENTE COMPREENDE.

     Passado aproximadamente uma hora, EU VOTEI. Saí feliz por ME VENCIDO A MIM MESMO.

     Com isso não quero negar que há pessoas, jovens ou idosas a quem se deva dar preferência em certas circunstâncias, mas há aqueles e aquelas que usam de seu \"DIREITO\" e chegam atrasados mesmo quando poderiam ter vindo mais cedo e depois a gente os encontra sentados na praça ou no maior papo em rodas de amigos SEM SENTIREM O PESO DOS ANOS OU OUTRAS DEFICIÊNCIAS.

     O QUE É REALMENTE DIREITO E QUANDO DEVO USAR DESSE MEU DIREITO? O QUE É ÉTICO? E ACIMA DE TUDO, O QUE É GENTILEZA E CARIDADE???

     + Guilherme Antonio Werlang Werlang


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 3 + 6Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Reunião no MP-GO aponta soluções para município

Servidores evitam entrada de drogas na Unidade Prisional de Ipameri

Servidores evitam entrada de drogas na Unidade Prisional de Ipameri

Repasse extra do FPM será creditado no dia 9 de julho

MP-GO lança campanha de enfrentamento à violência contra idoso

Juiz acolhe pedido do MP e interdita totalmente presídio de Cristalina

Câmara mantém prefeita de Pires do Rio no cargo e Comissão Processante continua os trabalhos

Cenário positivo para aprovação do 1% do FPM de Setembro

Jornal
do Sudeste
MENU