Ultimas Notícias
COMO É DIFÍCIL SUPERAR A TENTAÇÃO DO TIRAR PROVEITO OU LEVAR VANTAGENS POR CAUSA DE CERTOS \"DIREITOS\"
09/10/2018
     Domingo, dia 07 de outubro, depois de ter presidido a Missa da Catedral, aqui em Lages, fui à zona e seção eleitoral para o exercício de cidadania do VOTO.

     A fila estava razoavelmente longa e entrei na mesma. Como em todo Brasil, a fila andava mais lento que corrida de tartaruga, por uma série de fatores, desde a quantia de votos a digitar, quanto a inexperiência de pessoas com urnas eletrônicas ou a maquininha da identificação biométrica que teimava em não reconhecer os dedões e não fazer a leitura.

     Começou me chamar a atenção o fato de algumas pessoas mais idosas, embora aparentemente SAUDÁVEIS e em ÓTIMAS CONDIÇÕES, chegarem e irem logo à frente de todos, na porta da sala da seção.

     Foi então que uma mocinha muito jovem e simpática veio ao meu encontro e de uma senhora que estava logo atrás de mim e mais dois (2) senhores e foi perguntando para mim e também para a senhora e senhores: \"O SENHOR JÁ TEM MAIS DE SESSENTA ANOS\"? Eu e os outros 3 falamos que sim e ela nos convidou a \"FURAR\" a fila e ir direto até a porta da seção para votar antes dos demais que já estavam aí esperando há mais de meia hora ou algo assim.

     A Senhora muito contente e os dois (2) senhores aceitaram o convite com um largo sorriso e foram. EU DISSE QUE AGRADECIA, MAS FICARIA NA FILA, EM RESPEITO A QUEM VEIO ANTES DE MIM. A mocinha replicou: MAS O SENHOR TEM \"DIREITO\" e eu lhe agradeci mais uma vez e disse que preferia ABRIR MÃO DO MEU DIREITO porque estava bem de saúde e condições físicas.

     AÍ VI O SORRISO NO ROSTO DE QUEM ESTAVA NO FRIOZINHO E CHUVISCO, EMBORA PROTEGIDOS PELO CORREDOR EXTERNO DO COLÉGIO.

     Iniciou-se então uma conversa espontânea e bonita entre nós que estávamos na fila. Embora a minha OPÇÃO de abrir MÃO DO MEU \"DIREITO\" tivesse sido sincera e vinda do meu coração por uma convicção pessoal e coerência de vida de nunca querer tirar proveito de minha idade ou condição de bispo, DEVO CONFESSAR QUE LÁ BEM NO FUNDO, QUANDO VI QUE AQUELA FILA NÃO ANDAVA E QUANDO SE PENSAVA AVANÇAR UM PASSO, VINHAM MAIS ELEITORES QUE USAVAM DE SEU DIREITO, NOVAMENTE PASSAVAM À FRENTE DE TODOS NÓS, ALGO ME DIZIA: MAS VOCÊ É BESTA DEMAIS. USE TAMBÉM SEU DIREITO.

     Dentro de mim travava-se uma luta e ainda vinha uma ótima desculpa de que já se aproximava das 11 horas e eu tinha programado fazer visita para almoçar em outro município, na casa de Irmãs Religiosas que ainda não tivera oportunidade de visitar.

     Com a graça de Deus e muito esforço, VENCI A TENTAÇÃO de não passar os demais que estavam na fila antes de mim. O pior era que por já ser conhecido como bispo, mais e mais pessoas que me reconheciam e algumas que também tinham estado na missa, voltavam a dizer, MAS O SENHOR PODE PASSAR LÁ PARA FRENTE. Diversos que estavam na fila a minha frente também diziam: PODE PASSAR QUE A GENTE COMPREENDE.

     Passado aproximadamente uma hora, EU VOTEI. Saí feliz por ME VENCIDO A MIM MESMO.

     Com isso não quero negar que há pessoas, jovens ou idosas a quem se deva dar preferência em certas circunstâncias, mas há aqueles e aquelas que usam de seu \"DIREITO\" e chegam atrasados mesmo quando poderiam ter vindo mais cedo e depois a gente os encontra sentados na praça ou no maior papo em rodas de amigos SEM SENTIREM O PESO DOS ANOS OU OUTRAS DEFICIÊNCIAS.

     O QUE É REALMENTE DIREITO E QUANDO DEVO USAR DESSE MEU DIREITO? O QUE É ÉTICO? E ACIMA DE TUDO, O QUE É GENTILEZA E CARIDADE???

     + Guilherme Antonio Werlang Werlang


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 1 + 10Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Jornal
do Sudeste
MENU