Ultimas Notícias
Festa do Rosário: tradição se repete em 2018
12/11/2018
     Congadas encerram o ciclo do Rosário na Região da Estrada de Ferro em Goiás. Para diversos participantes e observadores a Festa do Rosário 2018 foi bonita e repleta de fé, religiosidade e emoção. Neste ano, todo festejo teve a coordenação do pároco Frei Ronaldo Alves da Silva.

     O Manifesto Cultural que iniciou em Pires do Rio no ano de 1958 completou em 2018 seus 60 anos de existência.Por intermédio de Nicolau Gonçalves e Josefina Cândida as congadas chegaram em nossa cidade e sob a cooperação de Sebastião Duque e Joaquim Duque,Herculano Garcia realizou a primeira festa sob uma barraca de folhas de bacuri na antiga Rua Soledade...

      Pedrinho Ribeiro era capitão de Congo e os primeiros Reis foram : Cilistrino Fernandes e sua esposa Augusta Costa ( Augusta Parteira).

     Pires do Rio já possuiu 17 termos de Congo e todos foram extintos.Em 2001 foi reerguido um que recebeu o nome de \\\\\\\"Brinco da Princesa\\\\\\\" e foi dissolvido em 2009.Hoje ,descendentes do velho reinado , especificamente filhos da falecida Rainha Abadia ,residentes em Araguari ,em companhia de seus ternos também outros de Goiandira, Catalão e Urutaí ,vem a Pires do Rio em ocasião da conclusão do festejo para celebrar os portentos à Virgem do Rosário.

     Festeiros de 2018 foram Luciano Lourenço da Silva e Linda Vaz de Andrade e Souza. Os festeiros escolhidos para o próximo ano(2019) são Cléber Cezar Silva e Helaine Cavalcanti de Mello. Texto e fotos do historiador Paulo Sampaio.


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 5 + 7Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Jornal
do Sudeste
MENU