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Dia do Ferroviário
29/04/2019
     Amanhã é o Dia do Ferroviário dia 30 de abril. Essa é uma homenagem a todos os que trabalham em estradas de ferro. De acordo com historiadores a escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, a primeira linha de ferro .

      Nesse dia 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a ilustre presença do imperador dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina. A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia.

        A primeira ferrovia foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.

      A história e o trem de ferro: a locomotiva brasileira

        O trem de ferro foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil durante alguns anos. Naquela época era através das ferrovias que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos. Até a década de 20 o desenvolvimento das ferrovias foi grande. E foi assim até o setor rodoviário começar a crescer no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). A indústria automobilística teve incentivos do Governo Federal e começou a conquistar o mercado brasileiro.

      Em 1930, Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional. Da mesma maneira, viajavam de trem as tropas paulistas que se insurgiram contra Getúlio em 1932, lutando pela promulgação de uma nova Constituição.

      Na década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em 1959. Contudo, não foi o avião, mas a indústria automobilística, que o presidente Juscelino Kubitschek trouxe para o Brasil, na virada da década de 50 para a de 1960.

      Depois da chegada dos carros no Brasil, as estradas de ferro entram em decadência. Atualmente, a malha ferroviária do país chega somente a cerca de 30 mil quilômetros, utilizada em sua maioria para o transporte de carga em vagões velhos e enferrujados. Uma triste situação uma vez que o sistema ferroviário é um meio de transporte eficiente, barato e limpo, no que se refere à poluição ambiental.

      Nos últimos anos o sistema ferroviário sofreu um desmanche e necessita de uma reativação para melhor prestar serviços a população, principalmente no transporte de cargas. Muitas pessoas defendem a volta das viagens de trem para passageiros e questionam porque o governo não volta a incentivar projetos do transporte de passageiros em trem de ferro, como acontecem nos países de primeiro mundo.

     . As estradas de ferro e seus trabalhadores já foram muito importantes para o desenvolvimento de nosso país. Mas, ainda hoje, as ferrovias desempenham um papel fundamental no País. O transporte de cargas por este meio reduz o número de caminhões nas estradas, ao mesmo tempo em que reduz a poluição do ar.

     . Fonte Jornal do Sudeste e  https:

     educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/0430---dia-do-ferroviario.htm?cmpid=copiaecola


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