Ultimas Notícias
Campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa termina dia 31
27/05/2019
       O prazo de vacinação vai até 31 de maio e os criadores precisam fazer a declaração de vacinação do rebanho até o dia 7 de junho de 2019, que é o quinto dia útil após a conclusão dos trabalhos de imunização.A campanha de vacinação contra febre aftosa começou nesta quarta-feira (1º/5) em todo o território goiano. O alerta é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agopecuária - Agrodefesa, lembrando que nesta etapa todos os bovinos e bubalinos precisam ser imunizados, algo em torno de 22,6 milhões de cabeças.

         A venda de vacinas está liberada desde hoje (30/4) nas revendas licenciadas na Agrodefesa. A normas para a vacinação nesta etapa estão definidas na Portaria nº 103/2019 da Agrodefesa, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de abril de 2019.Um dos aspectos relevantes diz respeito às alterações introduzidas nesta etapa, que precisam ser observadas pelos pecuaristas. Será utilizada a vacina bivalente (ao invés da trivalente), considerando-se apenas os vírus tipo A e O. Também será reduzido o volume a ser aplicado, que passa de 5 ml para 2 ml.

        O formulário de Declaração de Vacinação – Etapa maio estará disponível no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), e deverá ser entregue devidamente preenchido e assinado junto com a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição das vacinas, sem rasuras, na Unidade Operacional Local da Agrodefesa ou em uma das unidades do Vapt-Vupt/Segplan que possuam atendimento da Agrodefesa do município onde se localiza a propriedade rural. A declaração pode ser feita também pela internet, por meio do link Declaração de Vacinação, diretamente no site www.agrodefesa.go.gov.br, até 7 de junho de 2019.

        A Portaria

        A Portaria nº 103/2019 da Agrodefesa fixa ainda em seu artigo 2º o calendário oficial de 1º a 31 de maio para realização da vacinação compulsória contra a Raiva dos Herbívoros nas espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina de todas as idades, nos 121 municípios listados no Anexo 1 da Instrução Normativa Agrodefesa nº 02/2017 da Agrodefesa, que podem ser acessados no site da Agência (www.agrodefesa.go.gov.br), no link Defesa Sanitária Animal, no item Programas – Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. Os criadores precisam declarar a vacinação contra a raiva dos herbívoros, nos mesmos moldes da declaração feita em relação à febre aftosa, utilizando as ferramentas disponibilizadas pela Agrodefesa.

     http:

     www.agrodefesa.go.gov.br/noticias/495-campanha-de-vacinação-de-bovinos-e-bubalinos-contra-febre-aftosa-começa-nesta-quarta-feira.html


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 3 + 6Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Festa de Santa Clara 2019

Jornal do Sudeste: 33 anos de fundação

SKOL KELVEN GRAVA CD ESTILO RAP-WEGGE

SKOL KELVEN GRAVA CD

MP-GO recomenda medidas para corrigir falhas em Portal da Transparência de Urutaí

Manifestantes voltam às ruas em defesa de mais recursos para educação

Dia dos Pais 2019

Legal Ter Pai: mais de 1,8 mil exames de exames DNA feitos para reconhecimento de paternidade

Jornal
do Sudeste
MENU