Ultimas Notícias
Campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa termina dia 31
27/05/2019
       O prazo de vacinação vai até 31 de maio e os criadores precisam fazer a declaração de vacinação do rebanho até o dia 7 de junho de 2019, que é o quinto dia útil após a conclusão dos trabalhos de imunização.A campanha de vacinação contra febre aftosa começou nesta quarta-feira (1º/5) em todo o território goiano. O alerta é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agopecuária - Agrodefesa, lembrando que nesta etapa todos os bovinos e bubalinos precisam ser imunizados, algo em torno de 22,6 milhões de cabeças.

         A venda de vacinas está liberada desde hoje (30/4) nas revendas licenciadas na Agrodefesa. A normas para a vacinação nesta etapa estão definidas na Portaria nº 103/2019 da Agrodefesa, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de abril de 2019.Um dos aspectos relevantes diz respeito às alterações introduzidas nesta etapa, que precisam ser observadas pelos pecuaristas. Será utilizada a vacina bivalente (ao invés da trivalente), considerando-se apenas os vírus tipo A e O. Também será reduzido o volume a ser aplicado, que passa de 5 ml para 2 ml.

        O formulário de Declaração de Vacinação – Etapa maio estará disponível no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), e deverá ser entregue devidamente preenchido e assinado junto com a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição das vacinas, sem rasuras, na Unidade Operacional Local da Agrodefesa ou em uma das unidades do Vapt-Vupt/Segplan que possuam atendimento da Agrodefesa do município onde se localiza a propriedade rural. A declaração pode ser feita também pela internet, por meio do link Declaração de Vacinação, diretamente no site www.agrodefesa.go.gov.br, até 7 de junho de 2019.

        A Portaria

        A Portaria nº 103/2019 da Agrodefesa fixa ainda em seu artigo 2º o calendário oficial de 1º a 31 de maio para realização da vacinação compulsória contra a Raiva dos Herbívoros nas espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina de todas as idades, nos 121 municípios listados no Anexo 1 da Instrução Normativa Agrodefesa nº 02/2017 da Agrodefesa, que podem ser acessados no site da Agência (www.agrodefesa.go.gov.br), no link Defesa Sanitária Animal, no item Programas – Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros. Os criadores precisam declarar a vacinação contra a raiva dos herbívoros, nos mesmos moldes da declaração feita em relação à febre aftosa, utilizando as ferramentas disponibilizadas pela Agrodefesa.

     http:

     www.agrodefesa.go.gov.br/noticias/495-campanha-de-vacinação-de-bovinos-e-bubalinos-contra-febre-aftosa-começa-nesta-quarta-feira.html


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 2 + 2Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Reunião no MP-GO aponta soluções para município

Servidores evitam entrada de drogas na Unidade Prisional de Ipameri

Servidores evitam entrada de drogas na Unidade Prisional de Ipameri

Repasse extra do FPM será creditado no dia 9 de julho

MP-GO lança campanha de enfrentamento à violência contra idoso

Juiz acolhe pedido do MP e interdita totalmente presídio de Cristalina

Câmara mantém prefeita de Pires do Rio no cargo e Comissão Processante continua os trabalhos

Cenário positivo para aprovação do 1% do FPM de Setembro

Jornal
do Sudeste
MENU