Ultimas Notícias
Caldas Novas-GO sedia 36º Congresso Brasileiro de Nematologia
03/06/2019
     Aconteceu ontem ( 26/05), domingo, a abertura do 36º Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN)  com o tema “Nematoides: da Ciência ao Campo” no Hotel Ecologic Ville Resort, Caldas  Novas-GO. O evento, promovido  pela  Sociedade  Brasileira de Nematologia e organizado  pelo  Instituto  Federal  Goiano  – Campus  Urutaí, Embrapa Hortaliças e Universidade Federal de Goiás tem o apoio da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal de Uberlândia.

     Para compor a mesa de honra do evento foram convidados as seguintes autoridades: o Presidente do 36º CBN, Prof. Dr. Fernando Godinho,  o Presidente da Sociedade Brasileira de Nematologia, Prof. Dr. Ricardo Moreira de Souza, o Reitor do Instituto Federal Goiano,  Prof. Dr. Vicente Pereira de Almeida e o Reitor da Universidade Federal de Goiás,  Prof. Dr. Edward Madureira Brasil.

     Ao iniciar a precedência das falas,  Prof. Fernando Godinho ressaltou: \"nessa noite, celebramos um número recorde para a Sociedade Brasileira de Nematologia e para os Congressos Brasileiros de Nematologia, pois somos  mais de 550 participantes discutindo os mais variados temas nematológicos. São participantes de 18 estados da federação e de 7 países, que abrilhantam o evento..\"

     Durante os discurso o Reitor do IF Goiano, Prof. Vicente Pereira de Almeida destacou a importância do evento: \" .. os nematoides hoje se configuram como uma das principais pragas da agricultura brasileira, com prejuízos anuais incalculáveis, por isso esse estudo é importante\".

     Ao concluir as falas da mesa diretiva foi anunciado o palestrante Dr. Guilherme Lafoucard Asmus, convidado de honra para falar sobre o tema Nematologia: da Ciência ao Campo. Durante sua palestra salientou o perfil dos novos produtores:\" hoje, os produtores estão cada vez mais jovens, são urbanos e estão envolvidos com tecnologia ... eles acompanham tudo por aplicativos\".

     Ao fim da palestra,  Aline que cursa o 5º período de Agronomia no Campus Urutaí comenta: \" a palestra agregou novos conhecimentos sobre o que tem sido feito  atualmente no manejo de nematoides. Para Leonardo Freire a palestra atingiu bem o que foi proposto e não fugiu ao tema, perfeito. Disse o  doutorando da Universidade Federal de Goiás.

      O evento continua até 30 de maio com a programação  técnico-científica  palestras  e  mesas  redondas abordando  as  temáticas:  nematoides  em  hortifruticultura;  manejo  de  solo  no controle de nematoides; indução de resistência de plantas a nematoides; biologia molecular  na  nematologia;  manejo  de  nematoides  nas  culturas  da  cana-de-açúcar, soja,  milho  e  algodão.  Na  oportunidade,  haverá  apresentação  de trabalhos  na  forma  de  pôsteres,  com  resultados  de  pesquisas,  bem  como  a divulgação e promoção de produtos e serviços das empresas patrocinadoras do evento.

      A atração da noite ficou por conta da apresentação de catira realizada pelos integrantes da associação de catireiros e foliões de Aparecida de Goiânia.

     


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 4 + 9Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Ministério Público recorre ao STF para suspender liminar que permitiu abertura das academias

Empresas: Como sobreviver sem endividar-se na pandemia

Coronavírus: Após MP recomendar, Saúde de Pires do Rio desativa cabine de desinfecção de pessoas

Escola LUZ da Humanidade: comunicado

Durante reunião com prefeitos Caiado discute endurecimento de restrições em Goiás

GoiásFomento deixa de exigir certidão negativa de débitos do INSS para liberar crédito

Quatro dicas terapêuticas para não pirar durante o isolamento

Dia das Mães 2020

Jornal
do Sudeste
MENU