Ultimas Notícias
Economista Nelson Vieira é o novo superintendente da Sudeco
04/07/2019
     Nesta terça-feira, 02 de julho, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, deu posse ao novo superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, em Brasília.

     O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), destacou o ambiente de resgate do planejamento para o desenvolvimento regional. “Temos fortes esperanças e boas expectativas de que vamos construir um novo ciclo de prosperidade. E neste exato momento, a Sudeco inaugura um novo ciclo de debate e de construção para que a gente possa promover o desenvolvimento com mais celeridade. Foi muito acertada escolha de Nelsinho para ser o superintendente da Sudeco que, além de toda a capacidade técnica, é uma pessoa muito querida no Congresso Nacional”, defendeu Bezerra.

     Já o governado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), falou da unanimidade entorno do nome do novo superintendente. “O Nelsinho se dedicou a vida toda ao setor agropecuário brasileiro. Não teve um projeto de lei, uma ação do governo, nos últimos 30 anos, que não tivesse passado pelas mãos do Nelsinho. Todos nós sempre tivemos a humildade de convoca-lo para nos apresentar alternativas. Neste momento que coube ao Estado de Goiás a escolha [do titular] da Sudeco, eu refleti e analisei muito. Conversei com várias pessoas, com os governadores e o próprio ministro. E a indicação do Nelsinho foi um ponto de concórdia entre todos”, detalhou o governador.

     Por fim, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, reforçou a necessidade de um nome que pudesse trazer a força e a imagem que a Sudeco precisa ter. “Nós estamos falando de quatro estados, do celeiro do país, da riqueza do país. O Centro-Oeste precisa ser muito bem representada. Por isso a indicação do Nelson foi muito bem-vinda. Os entraves burocráticos serão muito pequenos frente a pessoa competente que é o superintendente. É um prazer tê-lo conosco”, concluiu Canuto.

     Também participaram da cerimônia de posse o coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o coordenador da bancada de Mato Grosso, deputado Neri Geller (PP-MT), as senadoras Juiza Selma (PSL-MT) e Soraya Thronicke (PSL-MS), e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Também estiveram presentes deputados federais da região Centro-Oeste, prefeitos e representantes do setor produtivo, como o vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), deputado federal José Mario Schreiner (DEM-GO), e o presidente da Frete Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

     Trajetória do Superintendente

     Servidor comissionado da Câmara dos Deputados, o mineiro Nelson Vieira Fraga Filho é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Pioneira de Integração Social e especialista em crédito rural e endividamento do setor agrícola nacional. Atuou como consultor legislativo e assessor parlamentar de 1996 até 2011 e locais como a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, e nas frentes parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e da Agropecuária (FPA).

     Em sua atuação, trabalhou identificando projetos que poderiam afetar a vida das cooperativas, sejam elas de médicos ou de trabalhadores rurais, propondo alterações. Foi assim no caso da criação do Fundo Garantidor para as cooperativas de Crédito, contribuído para fortalecer o setor.

     Já foi preletor de seminários sobre o endividamento agrícola dos produtores do nordeste, Funrural, política agrícola, crédito e seguro rural. Também participou de inúmeras sessões da Comissão de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. E compôs grupo de trabalho do governo federal sobre o endividamento agrícola. Também tem importante atuação em relações institucionais e governamentais, como a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e o aprimoramento dos fundos constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Nordeste (FNE) e do Norte (FNO).

     Vieira foi assessor parlamentar do ex-senador Waldemir Moka (MDB-MS), onde pode participar de projetos como o do Parque Tecnológico da Fronteira, em Ponta Porã (MS), e do Programa de Revitalização da Erva Mate. Desde abri de 2019, atuava como consultor e assessor legislativo na liderança do Governo no Senado Federal.

     A frete da Sudeco, Vieira dará atenção às cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizando as cidades de médio porte como mola propulsora do desenvolvimento e interiorização do Centro-Oeste.

     Informações e texto da SUDECO


COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Quanto é 4 + 9Responda:

Mais Recentes

AINDA NÃO HÁ NENHUM COMENTARIO, SEJA VOCÊ, O PRIMEIRO A COMENTAR...

Fique Ligado
Mobilização Municipalista em Brasília 2019

MISS e MISTER Estudantil 2019

Ser Natureza conclui etapa e inicia novas ações para recuperação de manancial em Pires do Rio

Sarau de Poesia no CEMB

Safra de grãos deve fechar 2019 com crescimento de 5,9% , diz IBGE

STJ confirma sentença que condenou supermercados de Catalão por venda de produtos vencidos

Pernambucanas voltam ao interior de Goiás com nova loja em Caldas Novas

Igreja de Deus no Brasil comemora 70 anos em Pires do Rio e 133 em Goiás e recebe homenagens

Jornal
do Sudeste
MENU