Santa Cruz de Goiás é capital simbólica do Estado hoje,dia, 27 e comemora 289 anos
27/08/2018
     A cidade de Santa Cruz de Goiás, localizada no Sudeste goiano, a uma distância de 128 quilômetros de Goiânia, será agraciada, pela segunda vez consecutiva, com o título de capital do Estado. A cerimônia acontecerá na manhã desta segunda-feira, 27, data em que o município celebrará o seu 289º aniversário. O evento será marcado por solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião, será realizada também a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades de destaque na sociedade local.

             Além do governador do Estado, José Eliton (PSDB), os deputados tucanos Mané de Oliveira, que responde igualmente pela vice-presidência da Casa, e Gustavo Sebba também confirmaram presença no evento. Este último foi um dos autores do projeto de lei que instituiu, no calendário oficial do Estado, a transferência simbólica da capital para Santa Cruz de Goiás. A matéria, que contou ainda com a assinatura do deputado Lincoln Tejota (Pros), foi protocolada na Alego, sob o processo legislativo nº. 1726/18.

             Ao justificar o projeto, os deputados argumentaram que o município é considerado a primeira capital do Estado, em alusão ao fato de ela ter sido sede do Governo durante 30 anos, de 1839 a 1870, quando a antiga capital, Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, foi praticamente devastada por uma enchente de grandes proporções. “Como forma de homenagear a história de um povo que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Goiás, estamos propondo uma solenidade para resguardar nosso patrimônio cultural”, defenderam os parlamentares autores da matéria.

              Eles ainda lembraram que o município de Santa Cruz de Goiás foi fundado em 27 de agosto de 1729, por Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante paulista a quem se atribui igualmente o mérito de ter instituído a então província de Goiás. O sertanista é também chamado, na história regional, de Anhanguera, conforme apelido cunhado pelos índios Goyazes, na época.

              O evento está previsto para ser iniciado às 9 horas, na Praça da Matriz, localizada no centro da cidade de Santa Cruz de Goiás.

             Primeira edição do evento

             Através da promulgação do Decreto Administrativo nº 2.760, publicado no Diário da Assembleia, em 24 de agosto de 2017, o presidente José Vitti (PSDB) confirmou, há um ano, a transferência simbólica do Poder Legislativo Estadual para a cidade de Santa Cruz de Goiás. A solenidade foi realizada, assim, no dia 27 de agosto passado, ocasião em que a cidade completava seu 288º aniversário. O evento se deu em atendimento à iniciativa proposta, na época, pelo então governador Marconi Perillo (PSDB).

             Em 6 de julho de 2017, também a cidade de Palmeiras de Goiás havia sido contemplada com a transferência simbólica da sede dos três poderes que integram a República goiana. A solenidade se deu, então, em decorrência da comemoração dos 112 anos de emancipação política do referido município.

             Com estes, sobem para três o número de municípios goianos a serem agraciados com as solenidades de transferência da Capital. A mais tradicional delas, refere-se à que é realizada anualmente na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado. O evento se repete, desde de 1937, todo o dia 25 de julho, data em que se celebra o aniversário da antiga Vila Boa de Goiás.

             A primeira transferência

             A transferência da capital para o município foi realizada pela primeira em 2017, após aprovação de Projeto de Lei onde foi instituído no calendário oficial do Estado a transferência simbólica da capital para Santa Cruz de Goiás, durante a comemoração do aniversário da cidade, no dia 27 de agosto. A cidade já foi capital do Estado por cerca de 30 anos, de 1839, quando houve a enchente que destruiu a parte baixa de Vila Boa, até 1870.

           O município foi um dos primeiros povoados da então Província e capital do Estado por cerca de 30 anos.

     PROGRAMA AÇÃO CIDADÃ

      O programa Ação Cidadã, feita pra você, estará em Santa Cruz de Goiás no dia (28/08 terça-feira) das 08horas às 17horas, oferecendo gratuitamente vários  serviços essenciais.

      -Emissão de:

      -CPF - I e II via;

      -Carteira de Identidade - I e II via;

      -Carteira de Trabalho - I e II via;

      -Xerox para documentos;

      -Fotografias 3X4;

      -Registro Civil de Nascimento;

      -Passe Livre do Deficiente;

      -Passaporte do Idoso;

      Além de recreação para crianças e adolescentes, e orientações de oficinas sobre empreendedorismo pelo SEBRAE.

      Recapitulando:

      Local: Praça Iracema - Santa Cruz de Goiás

      Dia: 28/08/2018 Terça-feira

      Horário: Das 08h00 às 17h00

      Não deixe de participar deste grande dia!

     

Untitled Page
JORNAL          SUDESTE