Sessão solene de posse do novo Governador será dia 1º de janeiro, às 9 horas, na Assembleia Legislativa
31/12/2018
     O GOVERNADOR ELEITO RONALDO CAIADO VAI TOMAR POSSE EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NO DIA 1º DE JANEIRO, À 9 HORAS. A SESSÃO SERÁ PRESIDIDA PELO CHEFE DO PODER LEGISLATIVO, DEPUTADO JOSÉ VITTI, NO PLENÁRIO GETULINO ARTIAGA. A CERIMÔNIA SEGUE PRECEITOS DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS E DO REGIMENTO INTERNO DA CASA, E SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELA TV ASSEMBLEIA, PELO CANAL 8 DA NET, CANAL ABERTO 61,2 E PELA TV BRASIL CENTRAL CANAL ABERTO 13.1 OU 520 NA NET. OS DEPUTADOS TALLES BARRETO E JOSÉ NELTO VÃO DISCURSAR PELA OPOSIÇÃO E PELA SITUAÇÃO, RESPECTIVAMENTE. APÓS A SOLENIDADE, CAIADO E SEU VICE, LINCOLN TEJOTA, SEGUEM PARA A PRAÇA CÍVICA, ONDE OCORRERÁ A TRANSMISSÃO DE CARGO.

     A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai dar posse ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) e ao vice eleito Lincoln Tejota (Pros), às 9 horas do dia 1º de janeiro de 2019. A sessão solene de posse será presidida pelo Chefe do Poder Legislativo, deputado estadual José Vitti (PSDB), no Plenário Getulino Artiaga.

     A sessão de compromisso e de posse do Governador e do Vice foi convocada em cumprimento aos termos do artigo 11, parágrafo XVIII, da Constituição do Estado de Goiás, e do artigo 143, inciso I, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. A cerimônia de posse será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelo canal 8 da NET, canal aberto 61,2 e pela TV Brasil Central canal aberto 13.1 ou 520 na NET.

     As duas autoridades que serão empossadas devem chegar pela entrada principal do Palácio Alfredo Nasser e serão recepcionadas pelo presidente da Casa e uma comissão de deputados, além de outras autoridades e convidados presentes. Já no Plenário Getulino Artiaga, José Vitti vai abrir os trabalhos da sessão solene e passará a compor a mesa diretiva dos trabalhos. O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) vai discursar pela oposição e o deputado estadual José Nelto (Podemos) pela situação.

     Antes, porém, o ritual começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional Brasileiro. Para assumir o cargo, o novo chefe do Executivo Estadual entrega a declaração de Imposto de Renda ao presidente da Assembleia, faz o juramento e assina o livro de posse. Em seguida, será realizada a nomeação do vice-governador. Encerrando a cerimônia ocorre o discurso do novo governante do Estado.

     O Regimento Interno, em seus artigos 167 e 168, estipula ainda que o Governador tomará assento à direita do Presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da Mesa. O juramento será feito a convite do Presidente, primeiro pelo Governador e depois pelo vice-governador, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás\".

     Após a solenidade na Assembleia Legislativa, o já empossado Governador deve conceder entrevista à imprensa, receber cumprimentos no Salão Nobre e depois seguirá para a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, onde, na entrada do Palácio das Esmeraldas, será realizada outra solenidade, em que José Eliton (PSDB) passará a faixa de Governador a Ronaldo Caiado.https:

     portal.al.go.leg.br/noticias/ver/id/164294/posse+do+governador

Untitled Page
JORNAL          SUDESTE