UMA JOIA RARA PARA PAIS E EDUCADORES, OU PARA QUEM EXERCE ALGUM PODER SOBRE OUTROS
31/01/2019
      Bom e abençoado dia, meu irmão e minha irmã.

     UMA JOIA RARA PARA PAIS E EDUCADORES, OU PARA QUEM EXERCE ALGUM PODER SOBRE OUTROS.DIA DE SÃO JOÃO BOSCO - um dos maiores educadores.

     A Igreja Católica reconhece e chora os muitos pecados de muitos de seus membros. especialmente quando os escândalos, violências e injustiças vêm daqueles e daquelas que deveria ser, por seu testemunho de vida, a LUZ de Jesus a brilhar diante das pessoas.

     Esta mesma Igreja, por outra parte, talvez seja aquela que tem mais MODELOS DE VIDA, com virtudes heroicas, humanitárias e de justiça social. Certamente é, em muitos de seus membros e como instituição universal, nos últimos dois mil anos, a mais forte defensora dos pobres, doentes, fragilizados e excluídos.

     Como brinde, neste último dia de janeiro de 2019, mês de tanta dor, quero partilhar um texto de São João Bosco, Santo Padroeiro da Juventude e MODELO DE EDUCADOR. Ele nasceu em Turim em 1815 e morreu em 1888.Teve uma infância sofrida. Como padre e EDUCADOR dedicou toda a sua vida à educação da juventude para dar-lhe formação cristã e profissional. Sua pedagogia era baseada na alegria e no amor e foi o autor do método preventivo, numa época onde prevalecia as punições e castigos físicos aos alunos.

     Eis o texto que infelizmente é muito pouco conhecido e difundido:

     \"SEMPRE TRABALHEI COM AMOR\"!

     \"Antes de mais nada, se queremos ser amigos do verdadeiro bem dos nossos alunos e levá-los ao cumprimento de seus deveres, é indispensável jamais vos esquecerdes de que representais os pais desta querida juventude. Ela sempre foi o terno objeto dos meus trabalhos, dos meus estudos e do meu ministério sacerdotal; não apenas meu, mas da cara congregação salesiana.

     Quantas vezes, meus filhinhos, no decurso de toda a minha vida, tive de me convencer desta grande verdade! É MAIS FÁCIL ENCOLERIZAR-SE DO QUE TER PACIÊNCIA, AMEAÇAR UMA CRIANÇA DO QUE PERSUADI-LA. Direi mesmo que é mais cômodo, para nossa impaciência e nossa soberba, castigar os que resistem do que corrigi-los, suportando os com firmeza e suavidade.

     Tomai cuidado para que ninguém vos julgue dominados por um ímpeto de violenta indignação. É muito difícil, quando se castiga, conservar aquela calma tão necessária para afastar qualquer dúvida de que agimos para demonstrar a nossa autoridade ou descarregar o próprio mal humor.

     CONSIDEREMOS COMO NOSSOS FILHOS AQUELES SOBRE OS QUAIS EXERCEMOS CERTO PODER. Ponhamo-nos a seu serviço, assim como Jesus, que veio para obedecer e não para dar ordens; ENVERGONHEMO-NOS DE TUDO O QUE NOS POSSA DAR APARÊNCIA DE DOMINADORES; e se algum domínio exercemos sobre eles, é para melhor servirmos.

     Assim procedia Jesus com seus apóstolos; tolerava-os na sua ignorância e rudeza, e até mesmo na sua pouca fidelidade. A afeição e a familiaridade com que tratava os pecadores eram tais que em alguns causava espanto, em outros escândalo, mas em muitos infundia a esperança de receber o perdão de Deus. Por isso nos ordenou que aprendêssemos dele a SER MANSOS E HUMILDES DE CORAÇÃO.

     Uma vez que são nossos filhos, afastemos toda cólera quando devemos corrigir-lhes as faltas ou, pelo menos, a moderemos de tal modo que pareça totalmente dominada.

     Nada de agitação de ânimo, nada de desprezo no olhar, nada de injúrias nos lábios; então sereis verdadeiros pais se conseguirem uma verdadeira correção.

     Em determinados momentos muito graves, vale mais uma recomendação a Deus, um ato de humildade perante ele, do que uma tempestade de palavras que só fazem mal a quem as ouve e não e não tem proveito algum para quem as merece\".

     Perdão por colocar algumas partes em \"caixa alta\" para destacar, mas COMENTÁRIOS meus iriam empobrecer o texto. Parece que São João Bosco o escreveu para os professores/educadores, mas vale para todos nós.

     + Guilherme Antonio Werlang Werlang

     Texto  e informações de Guilherme Antonio Werlang Werlang

Untitled Page
JORNAL          SUDESTE