A XVII edição do Seminário “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo” em Caldazinha
29/03/2019
      O XVII Seminário “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo” foi realizado em Caldazinha pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo no dia 28 de março e a participação das lideranças da região foi grande. O evento faz parte das atividades do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro e tem como principal objetivo despertar, mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre as potencialidades turísticas e culturais do município e região.

      As palestras foram realizadas na igreja Assembléia de Deus, localizada no centro da cidade, a partir das 8h30. Depois os participantes realizaram um passeio pelo parque e tiveram a oportunidade de conhecer a área de lazer e seu potencial.

      Na ocasião, a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Salma Sadd, falou sobre o restauro das estações ferroviárias. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras do consultor do SEBRAE, Décio Coutinho sobre turismo criativo e de Cássia Queiroz, gestora de museus em Goiás, que falará sobre a política estadual para criação destes espaços históricos.

      Entre os participantes marcou presença o presidente do consórcio, Zé Faleiro, prefeito de Silvânia, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Salma Saddi, que proferiu uma palestra sobre o processo de restauro das estações ferroviárias pelo órgão federal.

      Criado em 2015, o consórcio é composto por 12 municípios, o projeto tem o interesse pela implantação de um trem turístico que passe pelas cidades da região que fazem parte do consórcio, entre elas, Pires do Rio, Ipameri, Caldazinha. A proposta de tudo isso é criar rotas de valorização da cultura regional. A princípio, segundo o projeto inicial, o percurso do trem será de 350 quilômetros.

      A cidade de Caldazinha foi à sede do XVII Seminário “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo”, promovido pelo Fórum do Turismo da Região da Estrada de Ferro, dia 28 de março 2019. O Fórum de Turismo da Região da Estrada de Ferro é presidido pelo prefeito de Silvânia, José Faleiro, e reúne representantes de 12 municípios.

       

Untitled Page
JORNAL          SUDESTE